A importância da leitura na infância

A importância da leitura na infância

Uma das principais formas de uma criança ganhar conhecimento é através de histórias. Sejam elas contadas em casa pelos pais ou em sala de aula por professores, é através dos contos, fábulas, lendas e tantas outras narrativas que, aos poucos, os pequenos expandem o vocabulário, conhecem diferentes culturas, exploram lugares desconhecidos, afloram a criatividade, descobrem um mundo imaginário, exercitam a interpretação e compreendem o mundo à sua volta.

Ler para uma criança é importante não só para transmitir conhecimento, mas também como forma de estimulo do pensamento crítico e um incentivo para que conheçam e questionem novas situações e sentimentos. Por isso, é recomendado que a leitura infantil seja introduzida ainda no primeiro ano de vida, criando um habito que pode ser praticado individualmente ou em grupo, como nas rodas de leitura em sala de aula.

Tanto  professores com pais , têm um papel importante ao incentivar a leitura. Um bom contador de histórias, que transmita o conteúdo de forma compreensível e interessante, prende a atenção de uma criança e instiga seu pensamento. O momento da leitura, no entanto, precisa ser prazeroso e introduzido de forma natural no dia a dia, abordando sempre assuntos que interessam os pequenos. Permitir que a criança participe ativamente e faça perguntas sobre o enredo pode ajuda-la a compreender melhor uma história, assim como desenhos e a representação do que foi lido – em forma de teatro por exemplo – pode ajudar a registrar o conteúdo.
O importante é brincar, se divertir ao aprender e inserir as histórias e livros em um ambiente descontraído, alegre e de troca de conhecimento. Mas fique sempre atento e escolha a dedo o que se lê para uma criança. Respeitar a faixa etária de cada livro é determinante para a compreensão e envolvimento com o conteúdo. Sejam histórias curtas com gravuras atrativas para os bebês ou os enredos contextualizados com a rotina infantil, que ajudam a formar noções básicas aos mais velhos, é importante também que os livros contenham sempre muitas imagens para que as crianças consigam visualizar e se identificar com aquilo que está sendo contado.
Seja qual for a escolha dos pais e professores, uma coisa é certa: a leitura infantil é fundamental para criar cidadãos conscientes e crianças desinibidas e bem informadas. Sabendo da importância da leitura na primeira infância,  aqui na CRIARTE, todos os conteúdos  são inseridos e  trabalhados ao mesmo tempo através da contação de história. Não há divisão, ou segmentação de conteúdos, o que torna o aprender prazeroso e significativo. Uma grande descoberta, feita pelos próprios alunos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Para mais informações, envie-nos uma mensagem!